Olá, amigo fã de Chaves!

O Blog Volta Perdidos mudou de nome e endereço! Acesse o nosso novo blog, O Baú do Chaves, para ver o melhor conteúdo das séries de Chespirito:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de janeiro de 2012

Coluna: Procurados - Ama o Teu Inimigo (1974)

Olá pessoal, nesta nova coluna do blog vamos trazer mais sobre os episódios que deixaram de ser exibidos pelo SBT, os famosos Perdidos e Semelhantes, vamos tratar de alguns e conhecê-los melhor durante o ano, espero que gostem!


Vamos começar com a esquete "Cyrano de Bergerac", que antecede o episódio em pauta e é semelhante ao episódio de 1978 do Chapolin Colorado. É contada a história do espadachim Cyrano (Ramon Valdés) que retorna de uma guerra e que tem a fama de ser o melhor espadachim entre todos e que é apaixonado por sua prima Roxana (Florinda Meza). Mas Cyrano não se atreve a se declarar devido ao tamanho de seu nariz, e além do mais, Roxana é apaixonada por Cristiano de Neuvillette (Roberto Gómez Bolaños) e sem saber do amor que seu primo sente por ela, ela o pede que ele proteja Cristiano.


Essa versão de 1974 é um pouco diferente à versão de 1978, onde um dos amigos de Cyrano é Rubén Aguirre. Nesta versão de 74, este papel é interpretado por Edgar Vivar. Outra diferença é o final do episódio: na versão de 78 Roxana compreende o receio de Cyrano de se declarar, já na de 74 no final Roxana apresenta para Cyrano o seu noivo Cristiano, "o figurante narigudo", surpreendendo à todos.

Roxana com seu noivo


Dando sequência, agora vamos para o episódio "Ama o teu inimigo", que é semelhante ao episódio comum "As pessoas boas devem amar os seus inimigos" de 1978.


Um dos fatores que diferencia esses episódios é a ausência de Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, já que a mesma estava de licença maternidade. O episódio começa com Seu Madruga (Ramon Valdés) tentando plantar umas mudinhas, mas logo é interrompido por Dona Florinda (Florinda Meza) por essa achar que ele está estragando os pézinhos, e assim vai sendo incomodado por quase todo o episódio por seus vizinhos.


Nesta versão, a famosa frase "as pessoas boas devem amar seus inimigos" não é citada por Seu Madruga e sim por Seu Barriga (Edgar Vivar), que é quem diz para Madruga por esse suportar estoicamente as injustiças feitas à ele. No final do episódio, Seu Madruga diz à Dona Florinda a frase que a deixa comovida e que a impede de lhe dar umas boas bofetadas.
Seu Madruga aliviado por não ter sido "acariciado" por Dona Florinda

Ambos Episódios são da Temporada de 1974, fazem parte do lote de 1984, e é perdido no Brasil desde 1990. O episódio de Chaves citado aqui, é um dos cotados a regressar em 2012 já que nesta segunda (16) o SBT começará a exibir os episódios de Chaves com estórias semelhantes as de outros episódios que hoje são considerados comuns na emissora.

Bem, bem, bem... Esta foi a primeira postagem desta coluna, espero que tenha agradado à vocês, leitores. Deixe seu comentário! Forte abraços à todos, até breve!
Gostou?

5 comentários:

Murilo disse...

Interessante, fiquei curioso, não lembro de ter visto essa versão do 'Ama o teu inimigo'. Vou baixar... Legal a postagem.

TV Aberta disse...

Vocês tem o episódio "Cyrano de Bergerac" completo só mostra 2 minutos no download...

JefeCH disse...

Oque acontece TV Aberta...e que só tem esses 2 minutos dublado, o episódio inteiro é so em espanhol.

TV Aberta disse...

Ah... então que o SBT exiba e que agente possa ver completo e dublado além disso, o SBT voltou "O primo do Seu Madruga" com uma dublagem inédita

Mrina disse...

Blog Maravilhoso. Parabéns!!! Amo Chaves, Chapolin, Dr Chapatin....todos,rsrsrs

 
Este blog é independente, sem vínculo com a Televisa © ou quaisquer outras emissoras transmissoras das séries de Chespirito | Desing de Roberto Cirilo (Sam RC)